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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Classes, Métodos e Atributos

2. CLASSE

       Classe é o termo técnico utilizado em linguagens orientadas a objetos que descreve um
conjunto de dados estruturados que são caracterizados por propriedades comuns. Também
pode ser interpretado como uma estrututura modular completa que descreve as propriedades
estáticas e dinâmicas dos elementos manipulados pelo programa.
       Pode-se definir classes de objetos como a descrição de um grupo de objetos por meio
de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Uma classe é um conjunto de objetos que
compartilham as mesmas operações.
       Enquanto um objeto individual é uma entidade concreta que executa algum papel no
sistema como um todo, uma classe captura a estrutura e o comportamento comum a todos os
objetos que são relacionados. Um objeto possui uma identidade e suas características serão
definidas para a classe.
       Uma classe é definida por:
??  um nome da classe;
?? o nome da sua superclasse;
?? o nome de suas variáveis privadas;
?? os nomes e as definições de todas as operações associadas a esta classe;
       Classe é um conceito estático: uma classe é um elemento reconhecido num texto de
programa. por outro lado, um objeto é um conceito puramente dinâmico, o qual pertence não
ao texto do programa, mas à memória do computador, local onde os objetos ocupam espaço
durante a execução. (Conceitualmente, classes não são necessárias durante a execução, mas
em linguagens interpretadas elas podem ser mantidas).
       Exemplo de classe:
       Uma classe é semelhante a uma struct e em C++ podemos definir a classe fila do
seguinte modo:
class fila {
         int f [100];
         int primeiro, ultimo;
                                                                               __________________________________________________________________________________
___
public:
         void inicio (void);
         void put (int valor);
         int get (void)
};
       Examinando a declaração anterior, vemos:
       Uma classe pode contertanto partes públicas como privadas. Por exemplo, as variáveis f
, primeiro e ultimo são privadas. Isto significa que não podem ser acessadas por qualquer
função que nao seja membro dessa classe.
       Para tornar públicas as partes de uma classe, ou seja, acessíveis o outras partes do
programa, é preciso declará-las após a palavra public.

2.1 ATRIBUTOS

       Um atributo é um dado para o qual cada objeto tem seu próprio valor.
       Atributos são, basicamente, a estrutura de dados que vai representar a classe.
       Exemplo de atributos, usando a classe fila:
       int f [100] ;
       int primeiro, ultimo;

2.2 MÉTODOS

       Métodos são declarados dentro de uma classe para representar as operações que os
objetos pertencentes a esta classe podem executar.
       Um método é a implementação de uma rotina, ou seja, o código propriamente dito. Pode
ser comparado a um procedimento ou função das linguagens imperativas.
       Exemplo de métodos, utilizando a classe fila:
void iniciar (void)
{
         primeiro = 0;
         ultimo = 0;
};
                                                                                 __________________________________________________________________________________
___
void put ( int valor)
{
         f [ultimo] = valor;
         ultimo++;
};
int get (void)
{
         return f [primeiro];
         primeiro++;
};

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